NOVIDADES / DICAS
7 dicas para a iluminação de quartos
A iluminação é um aspecto muito importante na decoração dos quartos, uma vez que tem a função de criar um clima aconchegante, bonito e propício para o descanso e o bem-estar. Quando o assunto é a luz dos ambientes, a personalidade de cada um interfere muito na escolha da luminosidade - de fato, não existe uma fórmula pré determinada, mas algumas orientações principais auxiliam muito no projeto.
Para te ajudar na missão de iluminar o seu quarto e criar o ambiente desejado para a sua intimidade, listamos algumas dicas. Confira!

Defina o conceito
A iluminação do quarto deve seguir um conceito que reforce a identidade do dono, tenha um estilo bem definido e dialogue com a proposta da casa. Antes de fazer o projeto de iluminação, é preciso estabelecer se o quarto será moderno, rústico, retrô, futurista, clean, romântico, glamouroso, ou ainda de outro estilo da preferência do morador.

Considere o tamanho do espaço
Nos quartos pequenos, não invista em muitos artigos de iluminação! Nada de encher o cômodo com pendentes, focos de luz, abajures e afins. Prefira uma iluminação central bem difusa e no máximo uma luminária de mesa, para os momentos dedicados ao estudo e à leitura. Quando quiser obter um efeito mais intimista, basta apostar na meia luz.

Não abra mão da iluminação natural
Durante o dia, aproveite ao máximo a iluminação natural. Se possível, opte por janelas de vidro para que seu quarto tenha um clima mais solar e um visual mais iluminado. Caso a sua cortina seja black-out, o ideal é mantê-la aberta até a hora de dormir para não escurecer o quarto desnecessariamente.

Aposte na iluminação embutida
O efeito fica incrível se a iluminação for de sobrepor ou embutida, feita por meio do uso de sancas invertidas, arandelas, pendentes, luminárias de piso, tocheiros, etc. Estes elementos redirecionam o foco de luz para o teto e para as paredes: através da reflexão, eles iluminam  o quarto todo com uma luz suave e aconchegante.
Invista em lustres e luminárias
Em decorações clássicas, os lustres provocam um efeito muito sofisticado e elegante, concedendo um toque de requinte a qualquer ambiente. Em quartos modernos e mais joviais, as luminárias agregam muito chame e estilo. Os lustres de cristal, por sua vez, são belíssimos, mas demandam um ambiente de luxo para uma boa composição. Sendo assim, eles não combinam com decorações simples.
Já as luminárias de tecido caem super bem em decorações básicas e quartos pequenos. Vale destacar que elas proporcionam uma iluminação mais suave e geram um efeito estético mais rústico.

Fique de olho nas especificidades
A iluminação do quarto deve trazer conforto visual. Justamente por isso, o mais indicado é que a iluminância média varie de 50 lux (geral) a 200 lux (localizada). Quanto à temperatura de cor, as lâmpadas com tonalidade Branca Morna (2700K a 3000K) são as que tornam a iluminação mais aconchegante e agradável. Fique atento a estas especificidades!

Dicas extras para obter um quarto lindo e iluminado
A  iluminação do quarto deve ser preferencialmente indireta para obter um efeito uniforme e confortável;
Nos quartos de casal, use um abajur independente em cada criado, a fim de gerar autonomia e favorecer os hábitos pessoais dos cônjuges;
Cuidado com as lâmpadas quentes, pois elas podem trazer desconforto;
Aposte na iluminação embutida para aproveitar espaços;
Cores claras e espelhos tornam a sensação de luminosidade ainda mais presente no quarto.
Uma iluminação bem elaborada é capaz de transformar completamente um ambiente e criar o clima desejado no local. Cômodos para descanso e repletos da personalidade do(s) seu(s) dono(s), os quartos merecem uma atenção especial na hora de se planejar a iluminação.

POSTAGENS MAIS POPULULARES
Copyright © 2012-2014 Gesso União
Av. Amambai, 2088 Pq. Industrial - Navirai-MS